ROTEIRO
PROPOSTA DO PROJETO
1.
Identificação
Nome do cursista
|
|
Nome da Escola: Centro de Educação de Jovens
e Adultos. Local (cidade/estado)
Rio Branco
|
|
Série:
Número de alunos:
|
|
Professores envolvidos:
|
2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Membros
da Minha Família, Aluno com surdez conhecendo nomes dos membros de sua família.
|
3. Justificativa
Os
alunos com surdez desconhecem a nomenclatura de membros importantes da sua família
como: pai, mãe, avós, tios, irmãos, sogros, netos...
|
4.
Objetivo (s)
Compreender
a estrutura familiar através da leitura com ênfase no visual, juntamente com
outras leituras e interpretação de textos relacionados ao tema, culminando
com uma produção escrita utilizando adequadamente o conteúdo gramatical
estudado, fazendo pesquisas para saber quem faz parte da sua família.
|
5.
Conteúdos
Substantivos próprios e comuns,
quantidades,
|
6.
Disciplinas envolvidas
Português,
história, matemática
|
7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
ATIVIDADE 1: Identificação do assunto proposto:
ü
Síntese
do texto em libras (professora);
ü
Leitura
do tema família (alunos);
ü
Interação
com os alunos buscando avaliar o conhecimento prévio referente ao tema;
ü
Mesma
produção e assunto da família, mas desta vez em LIBRAS;
ü
Comparação
entre as duas línguas Libras x Português;
ü
Explicação
da intenção do texto (professor);
ü
Os
alunos deverão comentar o entendimento;
ü
Durante
toda essa conversação registrar tudo no quadro e sinalizar;
ü
Leitura
(apontando com o dedo);
ü
Escrita
da interpretação em libras.
ATIVIDADE 2:
Conhecimento prévio textos da Família:
ü
O
que mais chamou atenção nas atividades;
ü
Explicar
a eles qual a importância da leitura;
ATIVIDADE 3: Contextualizando o texto, LIBRAS XPORTUGUÊS:
ü
A
professora faz uma breve síntese do texto em libras;
ü
Os
alunos fazem uma leitura individual;
ü
Interpretação
do texto em libras com interferências da professora;
ü
Os
alunos farão à leitura da interpretação escrita em libras, apontando com o
dedo cada palavra;
ü
Explicação
da importância dos substantivos dentro do texto;
ü
A
professora deverá escrever no quadro as palavras que os alunos desconhecem e
que tiverem dificuldades, e explicar os significados dentro do texto fazendo
o sinal.
ATIVIDADE 4:
Atividades referente a família de leitura e a interpretação.
ü
O
aluno irá receber um texto todo fatiado para que o mesmo possa organizá-lo;
ü
A
correção será feita em conjunto;
ü
Em
seguida, entregar o mesmo texto com o método cloze com espaços em branco e em
cada frase ficará faltando duas ou três palavras, o aluno irá completar tendo
como apoio o banco de dados;
ü
Correção
no quadro: o aluno diz a palavra e a professora escreve na lousa, explorando
seu significado e seu sentido dentro do texto;
ü
Para
finalizar, o aluno faz a leitura do texto corrigido apontando palavra por
palavra;
ATIVIDADE
5: Produção escrita
ü
Nesse
momento o aluno já tem muitos insumos para produzir uma nova história;
ü
Cada
aluno tem suas especialidades e precisará da ajuda da professora;
ü
Escrita
do texto família pelo aluno utilizando a estrutura gramatical da língua
portuguesa;
ü
Leitura
do texto escrito pelo aluno (em libras), apontando cada palavra;
ü
Correção
no quadro feita pela professora juntamente com a participação dos alunos,
enfatizando os conteúdos estudados, instigando, perguntando, sinalizando e
aferindo o que os alunos aprenderam através das respostas dos mesmos.
ATIVIDADE 6 : Escrita de
textos livre
Obs: Todo desenvolvimento das etapas teremos o uso do data
show.
|
8. Recursos
a serem utilizados (tecnológicos ou não)
- câmera
digital;
- computador;
- Papel A4;
- Quadro branco
e pincel;
- Revistas;
Texto digitado;
- confecções
de cartazes;
- data
show;
- impressora;
- mesa;
- cola;
- papel
madeira;
-
televisão.
|
9. Registro
do processo
10. Avaliação
e Resultados esperados
A avaliação
será continua, observando sempre a participação e o desempenho dos alunos,
bem como o estímulo por parte do professor
|
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
12.
Referências Bibliográficas
Internet
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário